Rollmops



Um dos petiscos mais tradicionais dos bares aqui da nossa região é o rollmops. Quem não teve contato com a cultura germânica talvez ainda nem saiba o que é. Para quem não conhece, ou queira saiber um pouco mais sobre esta iguaria, este é nosso tema de hoje!


O rollmops é originalmente é um filé de arenque (peixe comum do Atlântico Norte), enrolado em cebola ou azeitona, espetado por palitos de picolé ou de dente, conservado com vinagre, sal e um pouco de açucar ou adoçante. 
Quem conhece já percebeu que houve uma adaptação do verdadeiro rollmops que conhecemos nos bares da cidade. Os alemães que trouxeram a receita para o Brasil substituíram o arenque pela famosa sardinha. E particualarmente, eu ainda não vi rollmops feito com azeitona. 
O nome rollmops vem, naturalmente, da língua alemã: rollen, significa enrolar; e mops designa-se à cães da raça Pug. Mas o que o cachorro tem a ver o rollmops só mesmo um desses descendentes de imigrantes alemães pra responder!


De modo geral, é um petisco que se disceminou pelos bares  em Santa Catarina, nas regiões de imigração. Acompanha bem com cerveja, e aqui vai uma dica, com nada mais além disso! Já provei. Não é do meu paladar, mas sim, tem um sabor que combina com a nossa velha “biah”.
Vai vir pra Joinville? Experimente o tal do rollmops com um bom chopp, e “Prosit!”. 

Melhores lugares em Joinville para se provar o rollmops:
Jerke
Biergarten
Botequim da Frau

e demais botecos espalhados por aqui  :)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Boa Mesa & Cia © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops