Rollmops
Postado por
Mayara Cristine Geiser
Um dos petiscos mais tradicionais dos bares aqui da nossa região é o rollmops. Quem não teve contato com a cultura germânica talvez ainda nem saiba o que é. Para quem não conhece, ou queira saiber um pouco mais sobre esta iguaria, este é nosso tema de hoje!
O rollmops é originalmente é um filé de arenque (peixe comum do Atlântico Norte), enrolado em cebola ou azeitona, espetado por palitos de picolé ou de dente, conservado com vinagre, sal e um pouco de açucar ou adoçante.
Quem conhece já percebeu que houve uma adaptação do verdadeiro rollmops que conhecemos nos bares da cidade. Os alemães que trouxeram a receita para o Brasil substituíram o arenque pela famosa sardinha. E particualarmente, eu ainda não vi rollmops feito com azeitona.
O nome rollmops vem, naturalmente, da língua alemã: rollen, significa enrolar; e mops designa-se à cães da raça Pug. Mas o que o cachorro tem a ver o rollmops só mesmo um desses descendentes de imigrantes alemães pra responder!
De modo geral, é um petisco que se disceminou pelos bares em Santa Catarina, nas regiões de imigração. Acompanha bem com cerveja, e aqui vai uma dica, com nada mais além disso! Já provei. Não é do meu paladar, mas sim, tem um sabor que combina com a nossa velha “biah”.
Vai vir pra Joinville? Experimente o tal do rollmops com um bom chopp, e “Prosit!”.
Melhores lugares em Joinville para se provar o rollmops:
Jerke
Biergarten
Botequim da Frau
e demais botecos espalhados por aqui :)
Marcadores:
biergarten,
botequim da frau,
gastronomia germanica,
jerke,
Joinville,
rollmops
0
comentários
Itaipava lança Cerveja Light
Postado por
Mayara Cristine Geiser
O novo produto do Grupo Petrópolis, que já está disponível no mercado é a Itaipava Light. Por enquanto a nova cerveja está sendo comercializada somente nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A aposta do grupo deve-se ao crescimento deste setor. De acordo com dados do Euromonitor International, o consumo de produtos light cresceu 136% no país nos últimos cinco anos.
Mas no Brasil ainda pode ser uma aposta arriscada, afinal não é a primeira vez que este tipo de cerveja é lançada aqui no Brasil.
A Bhrama foi a primeira a lançar esta opção no Brasil, em 1982. Mas o produto não recebeu boa aceitação do consumidor e acabou saindo do mercado. Em 2003 o produto foi relançado ao mercado, mas a reação do consumir continuou a mesma. Mas vamos ver agora, se com o crescimento do consumo de produtos light, a cerveja pega também.
Estou curiosa para ver e provar. Enquanto não a cerveja não vem pra cá, fico na sorte de encontrá-la em algum lugar, ou mesmo numa viagem para algum desses Estados.
E você, tomaria esta cerveja?
(fonte: Revista Exame)
Marcadores:
cerveja 2012,
cerveja light,
grupo petropolis,
itaipava light
0
comentários
Assinar:
Postagens (Atom)
Marcadores
- alimentacao idade media (1)
- cerveja light (1)
- comer fora de casa (1)
- festival gastronomico de sao francisco do sul (1)
- gastronomia germanica (1)
- itaipava light (1)
- jerke (1)
- maionese (1)
- opa bier (1)
- peru (1)
- rollmops (1)
- vinho (1)
Blogroll
Postagens
Arquivo
- 07/15 - 07/22 (1)
- 07/08 - 07/15 (2)
- 07/01 - 07/08 (2)
- 06/24 - 07/01 (1)
- 06/17 - 06/24 (1)
Quem sou eu
Tecnologia do Blogger.
Labels
cerveja light
(1)
comer fora de casa
(1)
festival gastronomico de sao francisco do sul
(1)
itaipava light
(1)
jerke
(1)
opa bier
(1)
rollmops
(1)
sao chico em sabores
(1)